Historial

Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos
Espinho

Região Etnográfica: Douro Litoral - Sul


Paramos é uma das cinco freguesias que compõem o concelho de Espinho e, apesar de ser banhada pelo mar, quase não viveu nem dependeu dele. Sempre foi uma das mais rurais do concelho e, por isso, ainda hoje mantém e vive tradições verdadeiramente populares.

Sentindo a necessidade de manter e reviver o riquíssimo Património Cultural dos seus antepassados, surgiu em 13 de Maio de 1980 este Rancho, tendo os seus responsáveis iniciado um profundo e atento trabalho de recolha e pesquisa, ainda hoje em curso.

O Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos, é hoje um dos mais representativos da sua Região pela verdade do seu Folclore e Etnografia, orgulhando-se de pertencer à Federação do Folclore Português sendo um digno e fiel intérprete de norte a sul do País, na Europa, África e América, da Cultura Tradicional Portuguesa de Matriz Popular. Foi o iniciador do Festival de Folclore de Espinho e do Folkespinho, e ainda, do I Festival de Folclore Lusófono em Portugal.

Os cantares e as danças mais características da sua região, são, entre outras:
Rusgas, Viras, Tiranas e Pastorinha.

Este Rancho é um dos pioneiros, a nível Nacional, a apresentar a público quadros temáticos representativos da vida quotidiana dos seus antepassados.

Os trajes e os diversos adereços são de uma grande variedade e diversidade, não só de acordo com a possibilidade económica e posição social de então e de cada um, mas também, conforme a época do ano, o dia da semana e as actividades os tarefas que estivessem a desenvolver.

Paramos, 2011.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...